quinta-feira

Alfândega de Londres




Hey meus amores,
Vamos falar de um tema que dá aquele friozinho na barriga quando viajamos pra fora?
Londres foi minha primeira viagem internacional e além de tudo sozinha! Coragem? Sim, mas muita vontade também! 

E acredito que seja do conhecimento da maioria, de que pra Europa/Inglaterra e alguns outros países os brasileiros não precisam tirar visto, como acontece em relação aos EUA...
O medinho vem então em não saber o que esperar da alfândega lá de fora!!! Porque pensem comigo, lá ninguém fala sua língua e quando você está nervoso, por mais que fale o Inglês pode se enrolar, sei lá! Eu tinha um medinho, uma ansiedade muito grande e então comecei a pesquisar em vários Blogs a respeito do tema! Alguns me aterrorizaram mais hahaha, já outros me deixaram mais tranquila.
Bem, como eu não estava indo a turismo as coisas eram um pouco mais complicadas, mas vou explicar tudo pra vocês!

Quem vai a turismo é bem simples, é necessário ter suas passagens de ida e volta, localização do hotel e informar o tempo de permanência! Agora, em relação a um intercâmbio, que o tempo é maior você precisa: 

- Passagem ida e volta;
- Carta da família que vai te receber (se for uma residência estudantil, o responsável pela residência precisa lhe fornecer a carta) – Em inglês;
- Localização de onde você irá ficar;
- Carta da escola em que vai estudar – Em inglês;
- Seguro saúde.

Agora vou contar minha experiência com a alfândega, acho que vai tranquilizar você! 
Primeiro de tudo, não se desespere!! Se você não entendeu o que o agente te perguntou, peça com educação para que ele repita e diga que não entendeu, ele vai repetir sem problemas. Já se você tem uma dificuldade em falar o idioma deixe claro que não sabe falar bem e vai ficar tudo certo, pode acreditar!

Quando eu cheguei no aeroporto e desembarquei segui o caminho direto para a alfândega, lá temos 2 entradas: uma para Europeus e Americanos (que tem passagem livre, apenas passam pelo detector) e outra para as Outras nacionalidades (ou seja, a fila é grande e tem gente de tudo quanto é lugar). 
Fiquei na fila separando as documentações para entregar e logo notei que havia um espaço ao lado da fila, cercado e com algumas cadeiras! Claroooo que na hora bateu um gelo no meu coração Hahaha, mas tentei manter a calma para que tudo desse certo! Eu estava com todas as documentações, estava indo para estudar, então não tinha motivo para não aprovarem minha entrada e estadia!

As pessoas foram passando conforme as cabines iam sendo desocupadas e indicando para o próximo seguir de acordo com a numeração no painel. Tinham muitos coreanos, de verdade, em massa!!! Quando eu já estava na segunda fileira já conseguia ver os agentes da polícia federal e também o que cada um mais ou menos ia perguntando e as respostas...

Tinha um agente, bem loiro e alto (típico inglês) que era um carrasco, ele fazia umas perguntas meio estranhas e também tentava te confundir em algumas! Ele mandou umas 2 pessoas para o espaço reservado ao lado da fila, que presumi que era o lugar “temido” da reprovação/detalhamento dos dados da pessoa! Ai pronto, comecei a pedir pra tudo quanto era santo pra eu ficar calma e pra não cair com aquele agente!!

Eis que chegou a minha fez, e me recordo bem, fui pra cabine 8, onde tinha uma moça (sério, ela aparentava ter no máximo 25 anos), ela foi bem educada, me pediu meu passaporte e começaram as perguntas e digitações: 

AGENTE: O que você veio fazer aqui? 
EU: Estudar inglês
AGENTE: Qual o nome da escola?
EU: Eurocentres em Eltham
AGENTE: Vai ficar onde?
EU: Em casa de família em Eltham
AGENTE: Ok! Poderia me entregar a carta da família?
EU: Claro! (entreguei)
AGENTE: Quanto tempo pretende ficar estudando?
EU: Ficarei fazendo 1 mês de intercâmbio!
AGENTE: - digitando, carimbou meu passaporte
Bem vinda a Londres e boa estadia!
EU: Obrigada!

UHUUUUUUUUUUUUL, ela ainda me deu visto de 6 meses !!

Depois fui pegar minhas malas com um amigo que fiz no avião, depois que pegamos as bagagens tínhamos que passar pelos corredores de NADA A DECLARAR! Ai também é outro nervoso né? Ficam vários agentes andando por esse corredor e te olhando com cara de desconfiança! 

Meu amigo estava no telefone avisando que havia chegado e claro que um agente o parou e fez ele abrir a mala! Eu parei? NÃO! E uma dica, não fale no celular até sair de lá e muito menos pare junto com alguém, a menos que o agente solicite! 

DICAAAAAAAAAAAAA: FIQUE TRANQUILO! REVISE TODAS AS DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS, SE PRECISO FAÇA UM CHECK LIST PRA NÃO ESQUECER NADA!!!
Gente, não é nenhum bicho de 7 cabeças, a gente fica nervoso, é normal, mas o ideal é manter a calma!



Fonte da imagem


Um comentário: